Casa do Estudante

A Casa do Estudante Universitário do Amazonas (CEU/AM) talvez seja pouco conhecida por muitos alunos da universidade. O modesto prédio de quatro andares se localiza na Rua Barroso, centro de Manaus, e abriga estudantes vindos do interior, de outros Estados e até mesmo de outros países há 50 anos. Fundada em 1949, a Casa do Estudante surgiu pela necessidade de alojar universitários que não tinham condições de morar em Manaus.

 A república tem capacidade para abrigar 40 pessoas, entre moradores e hóspedes. “A grande maioria é do interior, principalmente das regiões mais próximas, como Parintins”, é o que afirma a estudante de biologia e vice-presidente da CEU/AM, a paulista Andressa Cristine. Os moradores da república têm direito a café da manhã, almoço e jantar pelo Restaurante Universitário – RU/Ufam. A limpeza do local fica por conta dos próprios universitários em um sistema de revezamento semanal. Já os recursos para sustentar a Casa do Estudante vêm da Ufam através do Departamento de Apoio ao Estudante – Deast/Ufam, que pertence a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da universidade. Problemas da Casa Entre setembro de 2008 e setembro deste ano, o prédio da Casa do Estudante passou por uma reforma. Nesse tempo, os alunos estavam morando em moradias alugadas pela universidade. “Quando nós voltamos, nos deparamos com vários problemas de infra-estrutura que ainda persistem na casa”, conta a vice-presidente Andressa, que também é moradora da CEU-AM.

 Um dos problemas está na ausência do RU na Casa (a comida está vindo direto da Ufam desde o término da reforma). Outra dificuldade enfrentada é a água, como conta o aluno de Farmácia Charderlei Tavares, originário de Humaitá: “A péssima qualidade e o acúmulo de água na área de serviço da casa pode trazer problemas com relação à saúde”. Quando questionado sobre os problemas na casa, Mário Belém, diretor da Daest, afirmou que a administração de seu departamento é nova e pretende resolver todos os problemas o mais rápido possível. Ainda segundo Mário, o processo de licitação para contratação de uma empresa de cozinha está em andamento.

Ele também adiantou que uma nova residência de 120 quartos para os estudantes está sendo construída. Se as dificuldades de um curso superior já são grandes, enfrentar isso em uma cidade ou país desconhecido não é nada fácil. Daí a importância que a Casa do Estudante Universitário tem na vida acadêmica em uma universidade, dando as condições básicas para alunos vindos de outras localidades.

 Bruno izidro, estudante de Jornalismo

About these ads

27 comentários sobre “Casa do Estudante

    • eu só do interior do amazonas e ganhei uma bolsa integral pelo prouni e gostaria de saber si alunos que fazem em outra universidade como no meu caso, UNINORTE poderia ter o beneficil de mora na casa do estudante ceu-am

  1. oi pessoal mim chamo joel,ano q vem vou cursa administracao na uninorte,moro alugado so q meu dinheiro s vai da p paga a faculdade,eu nao sou d manaus.e gostaria muito d pode consigui uma vaga n casa d estudante. por favor espero resposta.xauu

  2. gostaria de saber se a ceu AM oferece hospedagem para visitantes, sou de curitiba, estudante da UFPR, e estarei em Manaus em fev. de 2011.
    obrigado

  3. oi me chamo jessica, tenho 19 anos, sou de santarem para, estou em manaus a cinco meses, e preciso com urgencia de um lugar pra ficar, estudo arquitetura e urbanismo na fametro, como faço pra morar neste lugar?

  4. Meu sobrinho é do interior do amazonas e estuda em Manaus na epoca ele fez a inscrição para o turno vespertino dava para ele ir e voltar para casa só que quando foi começar na formou turma para este turno e teve que ir pra noite, gostaria de saber si alunos que fazem em outra universidade como no caso dele, UNINORTE poderia ter o beneficil de mora na casa do estudante ceu-am

  5. oi passei no vestibular da uea e gostaria de saber como eu posso fazer para morar na casa do estudante, pois sou do interior do amazonas e não tenho parentes residentes aqui em manaus…. vc poderia me dar essa informação. obrigada.

  6. Gostaria de ser informada à respeito da casa de estudante, e como funciona, pois moro no interior de Belém e não tenho a menor condição pra viver de aluguel, e não tenho parentes ou conhecidos em Manaus, agradeço toda e qualquer informação.

  7. Joana Rosinha: Eu sou estudante de um programa de mobilidade brasil, sou da universidade de Aveiro e vou para a universidade federal do amazonas. Gostaria de saber se ainda há quartos? Chego dia 22 de fevereiro e ainda não tenho casa.
    Cumprimentos

  8. Me disculpen por meu portugues fas muito tempo q me forme na faculdade de saude na universidade do amazonas como dentista e more na casa do estudante por 5 anos eu sou do Panama e gostaria de ter alguma comunicasao com alguem da casa melhor ainda sim essa pessoa esta na faculdade de saude e bem melhor. Eu morei la nos anos do 88 ate 92

  9. ola meu nome é Pablo sou bolsista em uma universidade particular, vim do interior e gostaria de saber como faço para ter a oportunidade de morar na casa de estudade, grato.

  10. Oie, boa tarde! Sou da Paraiba, e estou procurando um lugar para eu passar uma temporada em Manaus, como faço pra entrar em contato com voces???

    Obrigada!

  11. Sou aluna do IFAM (INSTITUTO FEDERAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS) desde 2013, agora em 2014 preciso de um abrigo, o que preciso fazer para conseguir nesta casa do estudante? pois foi a unica que encontrei aberta sem ser para universidades específicas. Se possível aguardo resposta pelo meu e-mail. Grata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s