Por Gustavo Campos

No último dia 15 de março, ocorreu o inspirador evento “Café com as Caboclas Kirimbaua Auaeté”, cujo propósito foi destacar o imenso potencial das mulheres e incentivá-las a seguir carreiras nas ciências exatas.

Mesmo em pleno século XXI, é inegável que as mulheres enfrentam obstáculos significativos em seu desenvolvimento profissional, especialmente no campo científico e de pesquisa, incluindo as áreas exatas. No entanto, o projeto Caboclas está determinado a mudar essa realidade, criando um ambiente acolhedor onde as jovens possam sentir-se à vontade para explorar, experimentar e aproveitar todas as oportunidades que a universidade oferece.

Café com as Caboclas Kirimbaua Auaeté, no campus-sede da Ufam. FOTO: Gustavo Campos/Maloca Digital

Com um time de renomadas professoras, incluindo Flávia Morgana, Inês Padilha e Juliana Miranda, juntamente com a participação de Sylvana Souza, coordenadora do PIBIC de matemática, o evento abordou a importância da presença feminina no mercado de trabalho, apresentou projetos e oportunidades para as alunas de graduação e discutiu os desafios enfrentados pelas mulheres nas áreas exatas, ressaltando a importância de perseverar diante dos obstáculos.

Foi uma tarde enriquecedora, repleta de aprendizado e reflexão, que evidenciou a luta das mulheres para serem reconhecidas e valorizadas em um ambiente universitário ainda predominantemente masculino. Apoie o projeto Caboclas e acompanhe suas iniciativas nas redes sociais: @caboclas_kirimbaua_auaete.