Por Renata Silva

No próximo sábado (11/05), será realizado o evento de preparação para o Fórum Social Pan-amazônico, o Pré-Fospa, em Manaus. O espaço de diálogo será organizado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), com o objetivo de reunir lideranças e organizações sociais para uma conversa em prol da Amazônia na XI edição do Fórum social Panamazônico, que será realizado em junho na Bolívia. 

O que é o Fospa 

O Fórum Social Pan-amazônico é um evento que acontece a cada três anos e reúne  diversas pessoas de diferentes culturas e países, com o objetivo de problematizar os desafios enfrentados pela região amazônica.  

Ele foi criado em 2001, no âmbito do Fórum Social Mundial, e se consolidou  como um espaço de articulação de diversos grupos que trazem uma reflexão sobre a realidade do Pan-Amazônia. O evento reúne movimentos sociais, organizações indígenas, quilombolas, ribeirinhas, camponesas, sindicatos, OSCs e universidades que lutam por uma Amazônia viva, justa e sustentável. 

Em 2024, o Fospa realiza sua XI edição nos dias 12, 13,14 e 15 de junho em Rurrenabaque e San Buenaventura, na Bolívia.   

Objetivo do Pré-Fospa

O principal objetivo do pré Fospa é mobilizar e articular movimentos sociais, organizações da sociedade civil e líderes regionais em prol de  uma discussão profunda  sobre os desafios  enfrentados pela região, sendo uma espaço de diálogo  e reflexão, onde diferentes vozes se unem em busca de uma Amazônia justa, sustentável e viva. 

Além disso, o evento é uma oportunidade de valorizar a diversidade cultural da região através dos momentos culturais, como roda de conversa, mesas temáticas, feira de artesanato com produtos produzidos pelas comunidades locais. 

Programação do evento

  • 08:00h: Café partilhado para fortalecer os laços comunitários 
  • 08:30h: Acolhida ao Pré-Fospa 
  • 08:35h: M’stica de abertura liderada por lideranças indígenas 
  • 08:50h: Mesa de abertura com representantes do Comitê local, incluindo Silvio Marques (SARES), Socorro papoula (AMA) Henrique Pereira ( INPA) Chiquinho (CIMI), Rodrigo Fadul (REPAM), Vera Barreto ( Fórum Estadual de Educação), Eliomar (APIAM) e Marinete Almeida ( MAKIRA Eta) Cerimonialista: Núbia Gonzaga 
  • 09:30h: Mesa Temática 1: Povos indígenas e territorialidades Amazônicas 
  • 10:30h: Mesa Temática 2: Mulheres. 
  • 13:30h: Mesa Temática 3: Comunicação para a Amazônia 
  • 14:30h  Mesa Temática 4: Mãe terra